Você com certeza já ouviu falar em Marketing Digital. Mas você sabe como aplicá-lo na sua empresa para alavancar seus resultados de venda? Neste artigo preparamos uma lista com 5 formas práticas de melhorar seus resultados em venda com o Marketing digital, mas antes vamos relembrar um pouco do conceito de Marketing Digital.

Relembrando o conceito de Marketing Digital

O Marketing Digital é o conjunto de ações de comunicação que uma empresa pode realizar por meio da internet para fortalecer sua marca, divulgar seus produtos e expandir sua quantidade de clientes.

Uma das questões interessantes para quem trabalha em uma empresa com uma presença online é a variedade de estratégias de Marketing Digital disponíveis. E esta diversidade não aparece apenas nas técnicas em si, como Inbound Marketing e SEO, mas também nas ferramentas, como as Redes Sociais, os Blogs e o E-mail.

Logo, no Marketing Digital, mesmo com pouco investimento, é possível alcançar seu público-alvo em uma escala incomparável em relação aos métodos tradicionais de captação de clientes (que por sinal são bem mais caros e trabalhosos).

Agora que você relembrou um pouco do conceito de Marketing Digital vamos para a prática! Conheça cinco formas de melhorar seus resultados em vendas com Marketing Digital!

1. Invista em Inbound Marketing

Esta tem sido a principal chave para quem quer alavancar resultados no meio digital. Também conhecido como marketing de atração, é cada vez mais difícil falar sobre estratégias de marketing digital e não pensar no Inbound Marketing. O objetivo do Inbound é conquistar a atenção das pessoas e construir um relacionamento. O sucesso está no fato de que nesta estratégia invés de a empresa ir atrás dos clientes, com técnicas ultrapassadas de Marketing, na verdade os clientes que encontram a empresa.

No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, muitas vezes atraído por um conteúdo que viu em um anúncio, e-mail, Blog ou Rede Social. Ele chega não primeiramente com a intenção de comprar, mas buscando respostas que ele necessita. Tendo o cliente no seu Site, na sua Rede Social, você acaba trazendo ele para perto da empresa! O fluxo do Inbound Marketing possui seis etapas, que você pode conferir neste outro artigo que publicamos sobre o assunto.

As estratégias e possibilidades de utilizar Inbound Marketing são diversas, como Email-marketing, SEO, Redes Sociais, vamos explorar melhor algumas delas abaixo também como dicas para você seguir. Mas entenda, não é o meio que te faz usar Inbound Marketing, você pode por exemplo enviar um Email para seu cliente e isso não ter nada de marketing de atração. Você precisa aplicar o conteúdo correto.

Pensando de forma prática, um exemplo seria, uma empresa de turismo. Utilizando a lógica do Inbound Marketing, ela pode, por exemplo, conquistar clientes, publicando informações e curiosidades em posts nas Redes Sociais, sobre determinado destino que a empresa possui para vender para seu cliente. Você gera interesse, gera curiosidade e ao querer saber mais sobre este destino, o cliente é direcionado para a sua página, onde há ofertas de viagem para este e outros destinos.

Os Blogs são outra opção. Eles oferecem conteúdo, tiram dúvidas e trazem o consumidor para mais perto do seu universo. Você pode escrever artigos sobre assuntos no campo de interesse da empresa e dos seus clientes!
Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues.

2. Aposte no E-mail Marketing

O E-mail Marketing bem feito possui altas taxas de leitura e cria uma relação de mais proximidade e de sintonia entre a empresa e o cliente. Os e-mails devem ter conteúdos interessantes para o consumidor e não devem ser muito pesados (que o cliente tenha dificuldades de abrir). É preciso, ainda, que eles sejam enviados para os clientes em um volume controlado, sendo uma vez por semana, por quinzena, de forma a não desgastar a imagem da empresa.

Mas atenção: não deixe de disponibilizar em todos os e-mails um link para descadastramento, para que o cliente tenha a oportunidade de sair da sua lista de transmissão de mensagem a qualquer momento. A relação com o cliente não deve ser invasiva. Se ele gosta da sua marca e do seu conteúdo ele acompanhará seus e-mails, mas se aquilo não o interessa simplesmente o deixe ir e abra espaço para um novo cliente interessado.

3. Posicione-se bem nos motores de busca

Para se posicionar bem nas páginas de busca como Google e Bing, você deve utilizar boas práticas de SEO. O Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como modo de otimização de sites, corresponde a técnicas de otimização para sites, blogs utilizadas para que sua página na web seja bem posicionada nos buscadores.

Ele está diretamente ligado tanto a estratégias de marketing de conteúdo quanto a tantas outras do Marketing Digital. Afinal, é preciso estar bem ranqueado e presente nas primeiras posições dos buscadores para atingir crescimento online e bons resultados.

Para você ter uma ideia prática, na foto acima, te mostramos a busca no Google “Inbound Marketing Fortaleza”, a Descomplique Digital está em primeiro lugar nesta busca, isto é resultado de boas práticas de SEO no nosso site.

Existem diversos tipos de objetivos em um site. Para um E-commerce, por exemplo, o principal é gerar vendas. Para um Blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Estes objetivos são variados. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

Em resumo, qualquer que seja os objetivo do seu Marketing Digital, o administrador ou o desenvolvedor do seu site deve usar boas práticas de SEO, para que a página tenha um melhor posicionamento e seja encontrada mais facilmente.

4. Aproveite o poder das Redes Sociais

É fundamental que você entenda que não basta criar contas em Redes Sociais para a sua empresa, você precisa ser ativo nas Redes.

Além de conseguir atingir seu público de maneira assertiva e segmentada, com as Redes Sociais, é possível possuir formas de interação com os clientes mais criativas e menos formais.

Com as Mídias Sociais sua empresa fica mais próxima dos clientes. Nunca antes os consumidores estiveram tão perto das marcas como estão com as Redes Sociais. Agora a conversa acontece de ambos os lados, não é mais só você comunicando algo, os consumidores também interagem, dão opinião e podem ser até mesmo promotores da sua marca neste mesmo canal. Com as Redes Sociais sua empresa consegue abrir espaço para o diálogo, aproveite esta oportunidade!

Além dos benefícios citados anteriormente, é importante ressaltar também que por meio das Redes Sociais sua empresa consegue fortalecer a marca, gerar leads, impulsionar o alcance de publicações e tráfego, desenvolver relacionamento e ainda abrir canais diretos de venda! Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, você pode visitar este artigo no Blog, nele você pode saber qual a Rede Social ideal para o seu negócio!

5. Invista em Remarketing

O remarketing (ou retargeting) é uma técnica de publicidade online que trata-se de comunicar, anunciar ou começar um novo contato com alguém que já demonstrou interesse em alguma de suas ofertas. Ou seja, o remarketing utiliza campanhas voltadas a antigos usuários que já visualizaram seu site ou alguma página de produtos, por exemplo. É como uma segunda chance, para não perder um cliente que chegou muito perto de comprar seu produto!

Estas ações de remarketing podem ser vistas em anúncios em Sites, Redes Sociais, Blogs e em E-mails marketing. Para realizar isso, a automação destes anúncios, deste tipo de campanha é fornecida por plataformas como Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram e Linkedin Ads. E o objetivo principal é atrair novamente o interesse do visitante de modo a levá-lo de volta ao site para finalizar aquela compra.

Quer aplicar todas estas práticas de Marketing Digital na sua empresa?

Não perca tempo! Existe um mundo de possibilidades na era digital para a sua empresa! Se você quer utilizar todas essas ferramentas de maneira assertiva, fale com a gente, somos uma agência de Marketing Digital e temos especialistas no assunto.

Clique aqui e conheça mais sobre os nossos serviços!

Escrito por:

Descomplique Digital |

  • Marketing Digital

    Dicionário: 38 termos de Marketing Digital que você precisa saber

    Ler o artigo
  • Marketing Digital

    10 erros de Marketing Digital que você pode estar cometendo

    Ler o artigo
  • Vendas

    Sucesso do cliente: como fidelizar e atrair clientes

    Ler o artigo