Inside Sales: 6 vantagens para o seu negócio Avaliação: ★★★★★ 5 6 avaliações
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Você já ouviu falar em Inside Sales? Traduzido como Vendas Internas, Inside Sales é a modalidade de vendas realizada de dentro da empresa. Essa modalidade foi escolhida por empresas de todo o mundo que têm como objetivo manter um baixo custo de operação (se comparado a vendas de campo, ou vendas externas), melhorar a experiência do cliente e escalar o time de vendas rapidamente.

Um estudo da InsideSales.com, mostrou que cerca de 30% das operações de vendas mundiais são Inside Sales. E quando falamos em empresas com grandes times de vendas, o objetivo é chegar a 40%. Obviamente, elas só podem ser aplicadas em áreas, produtos e serviços específicos, mas praticamente todas as empresas podem se beneficiar delas.

Vantagens de utilizar Inside Sales na sua empresa

1. Reduz custo de operação


Isso quer dizer que você não precisará deslocar vendedores, fazer reuniões presenciais e viagens a fim de vender seu produto/serviço. As empresas não precisam mais ir à campo, elas podem consultar os clientes e tomar decisões através de videoconferências ou por telefone, sendo muito mais eficiente e financeiramente melhor.

2. Reduz custo de aquisição com o cliente

Essa estratégia indica os valores investidos a fim de atrair um novo cliente. A conta inclui desde os custos da operação até os esforços específicos para atrair o lead, como custo com campanhas de marketing.

Assim, com o corte de custo com viagens, a possibilidade de abordar um maior número de clientes por dia, possibilita uma redução expressiva no custo de aquisição de um novo cliente.

3. Ajuda a padronizar e otimizar as vendas

Para cada tipo de cliente, o discurso muda, correto? Afinal, existem clientes de diversos perfis, tornando processo de abordagem de vendas um grande ponto de interrogação.

Mas com o Inside Sales, existe um processo, etapas a serem respeitadas, um perfil ideal de cliente e pessoas que atendem a este perfil. É um processo claro para levar o cliente até a linha de chegada. O resultado disso é a previsibilidade do funil de vendas, ou seja, saber quanto e quando, vai entrar no caixa da empresa.

4. Foco no prospect

Com o Inside Sales, existe uma preocupação maior em conquistar os clientes certos para a sua empresa, agregar valor ao relacionamento, abrir possibilidades de sucesso para o cliente. O processo de venda é consultivo e focado nas necessidades do prospect e da empresa. Por isso, em Inside Sales, o vendedor pode vir a dizer que determinada “solução” não é para você e saber que aquela foi a melhor escolha para ambos.

5. Aumento da margem de lucro e produtividade da equipe

Com o Insides Sales, seus vendedores não precisam se deslocar múltiplas vezes para encontrarem múltiplos clientes. Ao invés disso, ele pode utilizar esse tempo para encontrar novas oportunidades! Uma hora no trânsito pode virar uma hora abordando 5 a 10 novos leads, duas reuniões de descoberta/diagnóstico ou uma apresentação de proposta. Ou seja: pode ser a diferença entre fechar ou não com um cliente.

E ao ter uma rotina todos os dias, o vendedor pode organizar sua agenda e definir horários dedicados à prospecção. Ele ainda pode falar com um número maior de clientes, construindo relacionamento e confiança com os prospectos e  focando no processo de vendas. Isso mantem os vendedores motivados e sempre em processo de aprendizagem

6. Potencial de crescimento

Por ter um custo reduzido de operação e exigir um framework de trabalho que gere resultados, o inside sales permite que um time de vendas cresça rapidamente sem perdas de qualidade. Ter uma mentalidade voltada para dados e focar em estratégias replicáveis, seja para treinamento de vendas ou qualquer outra atividade, também aumenta as vendas.

Telemarketing x Inside Sales

telemarketing e inside sales

Atenção: muitos acabam confundindo ou achando que telemarketing e inside sales são iguais.  Na verdade são dois métodos de vendas diferentes. Esse é um importante detalhe a ser esclarecido: o telemarketing trabalha com roteiros prontos e uma abordagem padronizada a uma lista de contatos da empresa. Já as  Inside Sales são mais convenientes. Elas trabalham em canais variados, com atendimento personalizado e com público segmentado — grande parte graças à internet e às suas ferramentas.

Enquanto as vendas no TeleMarketing são quase que “empurradas” e o foco sempre é no produto, no Insides Sales a venda é consultiva e o foco é no cliente.

E aí, gostou desse novo método para impulsionar os seus negócios? Está pensando se vale ou não a pena utilizá-la na sua empresa? Pois nós da Descomplique podemos tirar suas dúvidas! Fale com a nossa equipe através do nosso email [email protected] ou fale diretamente pelo nosso Whatsapp.

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