Gerenciamento de Redes Sociais: afinal, como fazer uma de forma inteligente e assertiva?

Com o avanço das redes sociais na vida das pessoas, você já deve saber para que elas servem. Desde a época do Orkut, na década de 2000, estamos acostumados a lidar com essas inovações, que foram acentuadas por Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

como fazer gerenciamento de redes sociais

Uma empresa, portanto, já sabe que ter uma presença nessas redes sociais é praticamente obrigatório. Não há a menor possibilidade de ficar de fora, sob risco de perder mais clientes a cada dia.

Dessa forma, manter um gerenciamento das redes sociais é extremamente importante. Isso porque, por ser usada como canal de comunicação e de promoção, os clientes e interessados estão sempre de olho nas atualizações.

Com isso, diminui-se a distância entre você e o consumidor final. Além disso, você faz chegar a ele as suas ofertas de uma forma mais rápida, e sempre usando o melhor canal para isso.

Entretanto, sabemos que o gerenciamento de redes sociais é sempre um problema para quem não está acostumado a fazê-lo.

Por isso, nesse texto vamos explicar o que precisa ser feito para ter um gerenciamento de sucesso, que atraia cada vez mais público ao mesmo tempo em que mantém aquecida a sua lista de seguidores.

Quer saber como fazer isso? Então leia este artigo até o fim!

 

Entendendo o que é

gerenciamento de redes sociais

Muita gente ainda acha que fazer o gerenciamento de redes sociais é, simplesmente, manter as redes sociais atualizadas.

Esse sistema é muito mais profundo do que isso.

É preciso pensar em estratégias de marketing digital, saber o que irá postar e quando postar, e fazer o acompanhamento dos resultados de cada postagem. É um trabalho minucioso, que exige atenção e cuidado.

Portanto, o gerenciamento de redes sociais nada mais é do que o conjunto desses mecanismos e estratégias.

São eles que fazem com que você alcance o sucesso nessa empreitada. São processos extremamente importantes que, se seguidos à risca, podem trazer resultados quase imediatos.

A maioria das empresas contratam analistas específicos para lidar com esse gerenciamento, tamanha é a importância dele para a estratégia de alcance digital.

Entretanto, isso pode ser feito por você mesmo. Basta saber todos os caminhos necessários para atingir um resultado de excelência, usando as redes sociais como isca para seus futuros clientes.

 

Como fazer o Gerenciamento de Redes Sociais

gerenciamento de redes sociais

Em primeiro lugar, você precisa saber por onde começar, certo? É comum, dada a profusão de opções, não saber em quais delas você deve investir seu tempo e dinheiro.

Atualmente, as redes sociais com maior probabilidade de retorno são o Facebook e o Instagram. O site criado por Mark Zuckerberg tem um alcance muito maior do que todas as outras do ramo. Dessa forma, investir nele é uma certeza.

Como fazer na prática…

O Instagram pertence ao mesmo conglomerado do Facebook, e muitas de suas ações de gerenciamento são compartilhadas. Assim, é seguro dizer que são as duas principais redes de contato com seus clientes atualmente.

Ainda mais que tanto um quanto o outro podem atingir públicos específicos. O Facebook é excelente para compartilhar notícias e novidades; o Instagram serve para postagem de fotos e artes mais voltadas para o visual. Integrar as suas ações entre essas duas principais redes pode formar uma estratégia muito bem sucedida.

Claro que você pode utilizar de outras redes sociais, mas mantendo essas duas em evidência, você já vai começar a ter resultados.

Depois disso, é preciso pensar sobre o que publicar nas redes sociais. Tendo já definido o objetivo principal de suas ações – se você irá usar as redes sociais para vender, para aumentar sua autoridade ou as duas coisas – chegou a hora de decidir o que postar. É aí que entra em cena o lance da estratégia.

Procure sempre postar conteúdos interessantes e que sirvam de isca para novos e antigos clientes. Se você tiver um site ou um blog, publique as novidades em suas redes sociais. Também procure fazer muito uso de vídeos (no Facebook) e fotos (no Instagram).

Todavia, não se limite a publicar apenas conteúdo próprio. Procure fazer postagens sobre datas comemorativas, repassar conteúdos interessantes de outros sites, etc.

O ideal é fazer postagens três vezes ao dia, sempre às 11h, 14h e 17h, que são os horários em que as pessoas estão mais conectadas às redes sociais.

Dessa forma, você terá um gerenciamento efetivo e funcional, que levará você e sua empresa a um novo patamar de sucesso.

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Escrito por:

Jean Livino | Diretor de Marketing e Desenvolvimento

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