Quando você faz pesquisas na internet acessa apenas os links que aparecem nas primeiras páginas? Se a resposta para esta pergunta for “sim”, você não é o único, pois 90% dos usuários que buscam por algo na internet, clicam em links da primeira página de pesquisa. Por isso, é importante utilizar corretamente as estratégias de SEO para atrair mais visitas e visibilidade para o seu site.

Quem tem um site hoje desejar conquistar os primeiros lugares nas páginas de pesquisa do Google, afinal de contas, não basta apenas ter um site bem estruturado com ótimos conteúdos e ofertas, se ninguém consegue encontra-lo com facilidade. Este é um dos motivos que fazem muitas empresas investirem em SEO.

Garanta seu lugar nas primeiras páginas de pesquisa

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de estratégias de otimização, que tem como objetivo garantir um bom ranking para o site.  Através do SEO, é possível conquistar o tão sonhado destaque nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

Se você possui uma empresa/negócio/produto, experimente pesquisar sobre e verifique os resultados, se não ficar feliz com o que encontrou, então, está mais do que na hora de começar a investir nas estratégias de otimização. Mas, antes de começar, é necessário conhecer a psicologia da busca.

Para entender melhor a psique de busca, é preciso “entrar” na cabeça do consumidor para descobrir o que ele está buscando na internet, quando um usuário começa a fazer pesquisas na web ele quer resolver um problema, suprir uma necessidade e o SEO serve para alcançar estas pessoas e atrai-las para o lugar certo.

Conheça os 03 tipos de pesquisa

Caso ainda não saiba, as pesquisas no Google funcionam basicamente a partir da busca por palavras chaves. As estratégias de SEO, envolvem a criação e utilização dessas palavras. Desta forma é possível  identificar a intenção da pesquisa do usuário.

Existem 03 tipos de pesquisa, mas não se preocupe vamos te explicar cada uma delas.

1 – Pesquisa de atalho

É uma pesquisa feita por usuários que já sabem o que querem, por exemplo, quando pesquisam o endereço de determinado local, eles já sabem da existência do lugar e só querem checar sua localização, por isto este tipo de pesquisa possui um baixo valor comercial.

2 – Pesquisa de informação

É aquele tipo de pesquisa em que o usuário busca alguma informação mas não sabe em qual site vai chegar e não traz nenhuma intenção clara na sua busca.

Como não tem um foco definido, o usuário vai acessar os primeiros links que aparecerem na página de busca. Para conseguir atrai-los e importante estar em uma boa posição no rankeamento do Google, uma dica é utilizar Inbound Marketing para oferecer um conteúdo de valor para o consumidor e futuramente gerar valor comercial para o seu negócio.

3 – Pesquisa Transacional

Ela acontece quando o usuário faz uma pesquisa com clara intenção de ação, como fazer compras ou Downloads.  É considerada um tipo de pesquisa que agrega muito valor, especialmente, para e-commerce.

Entenda como o Google funciona

O funcionamento do Google é dividido em dois grupos: os resultados orgânicos (gratuitos) e os pagos.

Os resultados pagos aparecem no topo da lista, mas eles não estão lá por acaso. Para ficar no topo, as empresas pagam por clique, utilizando o Google Adwords. Logo abaixo deles estão os resultados orgânicos que são selecionados pelo Google Bot (robôs do Google) e são definidos de acordo com o grau de relevância do site.

É importante que você saiba que o Google gosta de conteúdos e de bons sites. Se o seu site produzir conteúdos de valor e preza pela usabilidade do usuário, tem mais chances de conquistar as primeiras páginas de pesquisa, é importante utilizar algumas técnicas de SEO que ajudam a dobrar os acessos ao seu site.

Conheça algumas técnicas de SEO para dobrar os acessos ao seu site

1 – Examine e avalie o seu site com frequência.

É importante que você avalie seu site para verificar como está sendo a experiência do usuário ao visita-lo. Uma sugestão é acessar ao site QuickSprout, ele vai examinar seu site e verificar quais os erros precisam ser corrigidos. É importante você fazer auditorias com frequência para analisar com detalhes a estrutura do seu site.

Lembre-se quanto melhor for a experiência do usuário dentro do site, melhor vai ser o seu lugar nas pesquisas do Google.

2 – Faça um site responsivo e que se adeque aos dispositivos móveis.

Quatro em cada cinco consumidores usam smartphones para fazer compras, é um grande numero de pessoas, então é importante pensar no usuário que vai acessar seu site por algum dispositivo móvel. Ter um site responsivo é essencial para conseguir mais acessos.

E lembre-se o Google penaliza sites que não são responsivos .

3 – Invista em infográficos.

Para aumentar o fluxo de visitas ao seu site você pode utilizar infográficos, eles são uma forma de apresentar dados por meio de imagens. De acordo com Unbounce 65% das pessoas aprendem mais por meio visual. Se você quer aumentar seu rankeamento no Google e garantir mais visibilidade para o seu site utilize infográficos.

4 – Utilize Backlinks internos e externos

Ao fazer artigos para o seu blog/site não esqueça de blacklinks internos. Eles podem fazer uma ‘ponte’ que vai levar os leitores para um outro artigo que foi publicado no seu blog, gerando mais acessos para as páginas mais antigas e complementando mais ainda seus textos.

Para aumentar o tráfego de visitas ao seu site priorize os links internos, eles vão fazer o leitor ficar mais tempo no seu site.

Outra alternativa é utilizar backlinks externo, eles são conexões que você pode criar entre os sites. Por exemplo, quando você faz um artigo e ao longo do seu texto cita o G1, você está fazendo um backlink externo. Quanto mais credibilidade e valor o site que você citou tiver, maior será seu rankeamento no Google

Agora é hora de investir em SEO!

Você conheceu um pouco sobre o SEO, mas queremos deixar bem claro que to é apenas o começo, existe um mundo por trás das estratégias de Marketing Digital. Saiba mais conferindo nosso E-BOOK sobre Inbound Marketing ou entre em contato conosco via whatsapp.

 


Escrito por:

Yago Alves | Analista de Conteúdo

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