CRM: o que é, como usar e quais usar? Avaliação: ★★★★★ 5 6 avaliações
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Quem trabalha com marketing e/ou vendas provavelmente já sabe o que é CRM. Mas se você é novo no assunto, vamos te ajudar a se situar.

CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de práticas e estratégias de negócios e tecnologias focadas no cliente. Ela pode abranger desde pequenas empresas, startups, até médias e grandes empresas.

o que é CRM?

E um dos mais importante recursos do CRM é administrar a lista de clientes. Essa é a forma ideal para se aproximar deles: cadastrar e registrar informações.

Ele foca tanto os setores e como os esforços dentro de uma empresa no acompanhamento de um determinado cliente, e a ferramenta põe isso em prática.

Mas administrar a carteira de clientes, acaba se tornando uma das maiores dificuldades dentro de uma empresa. Porque? Bom, com isso, ela esquece o que é mais importante: conquistar MAIS clientes. Então como resolver esse problema?

Que tal aprender como funciona o CRM? Ele pode te ajudar com essa dificuldade. Mas como?
A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, acelerando e simplificando o processo de vendas. Veja algumas utilidades:

Vantagens

  • Rastrear e gerenciar informações dos clientes;
  • Capacidade de integração com outros sistemas;
  • Confiabilidade;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Automação de tarefas;
  • Definir estratégias.

Prospectos

Mas como cadastrar clientes no CRM pode te ajudar? Bom, primeiro vamos começar com um erro clássico: muitos podem vir a cadastrar o prospect (pessoa que demonstrou interesse em solucionar um problema, e que entra em contato com a equipe de vendas) somente DEPOIS dele virar cliente. O recomendado, seria cadastrá-lo ainda como prospect para começar a ter um registro de atividades.

Porque é justamente antes da venda que o cliente deixa claro suas dúvidas, medos, ansiedades e preocupações sobre a compra. Por isso, tão importante quanto o pós-venda, o pré-venda também tem que ser levado a sério.

Dúvidas sanadas, é nesse momento que você convence o cliente a fazer a compra, apresentando tudo sobre o produto, como preço, entrega, parcelamento e etc.

Portanto, a partir do primeiro contato com o prospect, cadastre-o no CRM. Assim, as informações sobre ele, junto com detalhes importantes, ficarão armazenadas e, futuramente, podem influenciar em outro processo de relacionamento. Agora você pode ver como usar o CRM para o cadastro de clientes, é sempre uma escolha sábia a ser feita?

Relacionamento e Retenção

Para novos clientes, é importante que você mostre como um projeto pode funcionar e dar resultados em 60 dias de parceria. Os clientes que atingem os primeiros resultados em 60 dias, tem 3 vezes mais chances de renovar um contrato com você.

Outro detalhe: o cliente gosta de se sentir importante. Portanto, sempre mantenha contato com ele em toda etapa do processo de vendas. Se você notar que a venda esfriou, por exemplo, entre em contato com ele!

O CRM permite que você personalize interações. Por exemplo, fica registrado na plataforma que um cliente x conversa mais por telefone. Nesse caso, você pode agendar uma ligação e falar com esse cliente por telefone em vez do email.

É fundamental que o relacionamento vire o centro da sua empresa. Assim, os clientes vão começar a perceber melhor quais são os seus diferenciais e porque devem continuar fazendo negócios com você.

Vantajoso, não é mesmo? Mas será que todo CRM é igual? A resposta é NÃO. Então como saber qual CRM é o mais adequado para a sua empresa? Vejamos algumas opções:

Existem dois principais tipos de CRM:
Enterprise

Tendo a personalização como característica principal, esse CRM possui funções bastante específicas, podendo incluir recursos importantes.

PME

Mobilidade e agilidade nas operações, são dois dos focos principais deste CRM.

Conheça os CRMs mais populares no mercado:

RD Station CRM
Maior empresa de automação de marketing digital da América Latina, tem um plano sem limites de contatos ou usuários cadastrados.
SalesForce
Está entre os mais usados do mundo e é um dos mais completos. Ele é bastante utilizado pelas maiores empresas do mundo. Empresa que Aaron Ross, como diretor de vendas, revolucionou o Outbound Marketing.
HubSpot CRM
Esta ferramenta é ideal para pequenas empresas, mas conta com recursos tão abrangentes que até grandes empresas podem se beneficiar dela.
Zoho CRM
Redução de tempo e custo, além de monitorar o processo de forma contínua
Pipedrive
Auxilia no gerenciamento de vendas de processos longos e complicados
Moskit CRM
É voltado para pequenas e médias empresas, visando aumentar e melhorar a produtividade e relacionamento com o cliente
Bitrix 24
Essa é uma plataforma completa de gestão, e conta com mais de 35 ferramentas, ajudando a automatizar seus processos diários. Lembre-se: escolha o CRM que melhor se encaixe com a sua empresa. Assim, você vai obter os resultados desejados.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é o CRM e como utilizá-lo a favor do seu negócio. A DESCOMPLIQUE está sempre postando novidades sobre Marketing Digital. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro desse universo!

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