Você já ouviu falar em transformação digital? O termo retrata uma necessidade urgente no universo empresarial e tem ganhado a atenção de diversos setores ao redor do mundo.

O primeiro ponto a se considerar quando se fala em transformação digital é: não dá mais para perder tempo! As empresas devem se adaptar a ela o mais rápido possível, pois as organizações que ficarem aguardando esse processo acontecer sem tomar nenhuma atitude, podem perder espaço no mercado, em pouco tempo.

Afinal, o  que é transformação digital?

o que é transformação digital?

A transformação digital é uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia. Dessa forma, ocorre o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para aumentar o alcance, melhorar a performance e garantir resultados mais satisfatórios.

Mais do que simplesmente uma maneira de agregar novas tecnologias, trata-se de uma mudança profunda, onde há uma disrupção em relação à operação das empresas da forma como a conhecemos até então.

É importante que as organizações tenham capacidade de se conectar e satisfazer seus clientes através de experiências baseadas em tecnologia, utilizando-a como principal meio de relacionamento com os clientes, de modo que as instituições fiquem tão ligadas à maneira como elas se organizam e operam quanto com a forma como elas se comunicam.

Na transformação digital, os clientes estão interagindo com a empresa de novas maneiras e a experiência do usuário está influenciando fortemente nas decisões de compra.

Muito além do marketing

A transformação digital tem a tecnologia como o centro do seu processo e interfere em todas as áreas da empresa.

Dessa forma, o digital deixa de fazer parte apenas das áreas de Marketing e T.I. como era antigamente e passa a constituir também as demais áreas da empresa: vendas, sucesso do cliente, recursos humanos, cultura, modelos de negócio, liderança.

Como funciona na prática dentro da empresa

Com a transformação digital, a empresa deve utilizar nas operações conceitos de metodologias ágeis, com o objetivo de aderir a processos automatizados entre diferentes setores e para a produção rápida e segura de aplicações e serviços, que reduzem custos e tempo.

Para que a transformação aconteça é preciso que ocorra uma mudança de visão, de “mindset”, dentro da empresa, de forma que a cultura digital seja entendida e acolhida por todos os funcionários e possa dar resultado.

A implementação de ferramentas para melhorar a gestão contribui não só para que se trabalhe de forma mais assertiva e que se obtenha mais dados de desempenho, mas também colabora significativamente para que a empresa tome decisões com mais rapidez e possa estar a frente do mercado.

Na transformação digital é fundamental também que a instituição pense na jornada do consumidor como um todo, na experiência que ele terá com o serviço ou produto desde o início, passando pela fase de atração, pela nutrição para condução da tomada de decisão de compra e durante a utilização do produto ou prestação de serviço e até mesmo depois. Logo, é importante que se conheça bem o cliente de modo que seja oferecido aquilo que o vai mais agradar.

Outro ponto interessante de mudança na empresa é a reestruturação do modelo de negócio da instituição. Fato que afeta diretamente a estratégia da organização. A forma de fazer negócio passa a ser diferente, a empresa tem de pensar nos diferentes canais que seus clientes estão, quais as melhores formas de localizá-los e quais ferramentas podem utilizar para otimizar seu desempenho.

Além disso, a organização pode também a partir da transformação digital encontrar possibilidades de criar novos negócios online. Um exemplo são os jornais, que antes só eram comercializados de forma impressa e depois passaram também a serem vendidos na versão digital.

muito além do marketing

Transformação digital em três etapas

1. Faça um plano que funcione para sua empresa

É vital que a empresa saiba como ela quer evoluir, planejando quais ferramentas podem torná-la mais eficaz, de forma que os negócios pensem em todos os recursos que têm à sua disposição, o que pode levar até mesmo a mudanças nas prioridades de projetos dentro da organização e identificando problemas que possam atrapalhar a transformação digital.

2. Propague uma mudança de visão para que os funcionários “comprem a ideia”

Com a transformação digital, a equipe de trabalho deve estar aberta às mudanças nos processos que ela utilizava anteriormente para cumprir suas tarefas. Os colaboradores são os principais aliados na transformação, o que significa que eles precisam entender porque a mudança ocorre e qual sua importância.

3. Livre-se das tecnologias que não dão mais resultado

Desapegar do que já se está acostumado é difícil, mas na transformação isso é fundamental. As empresas costumam gastar muito dinheiro apenas para manter tecnologias antigas que não trazem mais lucro e que não oferecem a experiência digital exigida pelo mercado.

Isso funciona para o Brasil?

isso funciona para o Brasil?

A resposta é: sim! O Brasil possui o terceiro maior potencial para transformação digital no mundo. Ficando atrás apenas de Índia e Tailândia.

O País reúne todas as características importantes para ser uma das nações com maior índice de empresas digitais do mundo, já que tem empresas relativamente novas no mercado e que estão mais preparadas para aceitar e executar planos para a transformação digital, o que é extremamente favorável, já que novas iniciativas digitais têm o potencial  de alavancar o desenvolvimento de uma organização e dar ainda mais vantagens competitivas ao seu segmento.

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