Automação de marketing: como crescer investindo pouco Avaliação: ★★★★★ 5 6 avaliações
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Já ouviu falar em automação de marketing? Ela é uma das etapas mais comuns e importantes do processo de inbound marketing. Automação de marketing é usar a tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, otimizando melhor nosso tempo e sem perder a qualidade de conteúdo. Além de nutrir e estimular o lead até o momento da compra, várias outras ações são feitas, tais como:

  • Identificar em que nível do funil de vendas se encontra o lead e levá-lo a comprar;
  • Automatizar tarefas individuais e repetitivas dentro do marketing digital;
  • Marcação de oportunidade;
  • Comunicação personalizada com cada lead;
  • Ultra segmentação do lead;
  • Verificar se o lead é qualificado ou não para receber contato da equipe de vendas.

É possível ainda programar sequências de envios, adicionar tags, acompanhar interações e criar bifurcações para engajar os clientes de maneira diferente, dependendo do comportamento do contato.

Suas vantagens incluem baixo custo e alta escalabilidade, o que resulta em um grande retorno sobre investimento. Assim, as campanhas de e-mail marketing podem ser facilmente criadas e disparadas e, com o acompanhamento certo, podem trazer ótimos resultados.

Depois da automação ativada, todo cliente que entrar em um fluxo receberá automaticamente os emails cadastrados, sem que você tenha que agir manualmente em nenhum momento.

Mas como a automação de marketing, pode se tornar uma estratégia lucrativa para sua empresa? Vamos explicar o porquê de investir nessa estratégia, e como utilizá-la a favor do seu negócio neste artigo.

Novo email marketing

Confundido muitas vezes com propagandas, o email marketing passou muito tempo sendo visto como spam ou como um inconveniente. Com a automação de marketing, suas mensagens agora são enviadas para as pessoas certas na hora certa.

Vantagens da automação para o seu negócio

A automação de marketing permite agilizar a segmentação de leads, criar melhores parâmetros para a detecção de leads qualificados para vendas, melhorar o relacionamento com clientes, etc. Além de engajar, facilitar e apoiar a tomada de decisões positivas para o negócio, ele identifica quem está pronto para comprar, através de recursos integrados. É por esse e outros motivos, a solução ideal para quem quer impulsionar o negócio e até escalar a operação de marketing e vendas.

A automação ainda apresenta mais vantagens:

  • Tratamento individualizado

Usar uma plataforma de automação de marketing possibilita a criação de mensagens específicas para cada tipo de cliente, já que eles requerem um tratamento mais pessoal, que considere as suas necessidades e solucione seus problemas para aumentar as chances de conversão;

  • Automação além do email marketing

Além do disparo de e-mails individualizados, fluxos podem ser utilizados para automatizar processos de sua empresa. Exemplo, integrando listas de contatos de outras ferramentas de gerenciamento ou direcionando clientes que efetuaram compras para serem atendidos pela equipe de pré-venda.

Mailchimp ou RD Station?

Agora, que tal falarmos de algumas ferramentas que utilizam o processo de automação? Tem duas ferramentas que mais utilizamos aqui na agência que podem te ajudar a iniciar esse processo. O Mailchimp é uma ferramenta que faz o disparo de emails de forma simples, barata e criativa. Veja algumas vantagens:

  • Criação de layouts com templates e interação com outras redes sociais;
  • Melhor custo-benefício;
  • Emails dinâmicos de abandono de carrinho integrados com seu ecommerce.
  • É excelente para quem não tem experiência com design ou programação;
  • Criação de campanhas patrocinadas no facebook utilizando suas listas de email;
  • É gratuita até 1000 contatos na base (depois que seu negócio crescer, você pode optar por adquirir a versão paga).

As desvantagens do mailchimp é que o valor é pago em dólar, quando você precisa de mais funcionalidades e aumentar sua base de emails o valor ficar um pouco elevado. Como a ferramenta é americana o suporte é em inglês. Já o RD Station Marketing é uma ferramenta super completa, brasileira e a maior da América Latina, reunindo diversos recursos e proporcionando eficiência. Veja alguns diferenciais:

  • Alta taxa de conversão de clientes em leads;
  • Painel de acompanhamento de palavras chaves(acompanhe seu posicionamento no google);
  • Visualização do seu funil de inbound;
  • Criação de Landing Pages;
  • Automação de marketing avançadas.
  • Identificar e fechar vendas;
  • Produtividade e resultados em um único lugar;
  • Integrações com as principais ferramentas do mercado de CRM, ERP, Ecommerce e muito mais;
  • Atendimento especializado do mercado local e diversos outros.

E aí, vale ou não vale a pena investir em automação de marketing? Se você quiser utilizar uma dessas ferramentas, mas não sabe como começar, fale com a equipe da Descomplique.

Fazemos toda a consultoria e implementação do seu produto na ferramenta custos adicionais, acelerando e simplificando o processo de vendas, te ajudando a expandir o seu negócio!
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Descomplique Digital |

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