10 erros de Marketing Digital que você pode estar cometendo Avaliação: ★★★★★ 5 6 avaliações
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A Internet é um cenário de constante mudança e quando o tema é marketing muitas empresas têm se equivocado na hora de aplicar estratégias de marketing digital. Espero que este não seja o caso da sua. Porém, se isso está acontecendo com você, é hora de repensar os métodos que estão sendo utilizados e identificar os erros que estão sendo cometidos.

Os erros em marketing digital são mais comuns do que você pode imaginar. Para te ajudar a identificar essas possíveis falhas, separamos uma lista com 10 erros de marketing digital que você e sua equipe podem estar cometendo, confira!

ERRO 1: Ter rede social e não utilizar

Em todo começo de uma estratégia de marketing digital é importante a criação de páginas em Redes Sociais que se adequem ao perfil dos seus clientes. Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, as possibilidades são muitas. Porém, um dos maiores erros das empresas é não atualizar essas páginas e não manter contato com seus seguidores através delas.

Clientes costumam interagir pelas redes sociais e quanto mais presente você estiver, melhor. A empresa que não é frequente nas redes sociais e que não responde às mensagens dos seus clientes pode parecer desatualizada ou até fechada. Fique atento.

ERRO 2: Não planejar a estratégia de Marketing Digital que será utilizada

Muita gente pensa que a produção de conteúdo pode ser suficiente para atender as necessidades dos clientes. No entanto, essa ideia é equivocada. A produção de conteúdo é de extrema importância, porém ela tem que estar atrelada à um bom planejamento de marketing. Se você não tem uma estratégia a seguir é bem provável que os seus objetivos fiquem dispersos e que isso fique confuso também para seus clientes.

Outro ponto importante é que não adianta traçar um plano de marketing digital que você não consegue cumprir, é preciso que seja um processo sustentável para as condições da sua empresa. Além disso, nunca deixe de fazer boas pesquisas de mercado, oferecer os melhores produtos e serviços e principalmente conhecer o seu público, assunto do próximo tópico.

ERRO 3: Não conhecer a opinião dos clientes sobre o seu produto ou serviço

Muitas empresas são conhecem que produtos ou serviços da empresa mais atraem o público e acabam investindo tempo e dinheiro em coisas erradas. Conheça o que o seu usuário enxerga como proposta de valor para a sua marca e o porquê. Os seus consumidores devem ser conhecidos com detalhes, como sexo, idade, comportamentos, hábitos, região em que mora e desejos.

A partir daí você começa a trabalhar de acordo com o que essas pessoas procuram e a oferecer conteúdos alinhados com o público que você quer atingir. Muitas organizações cometem o erro de não fazer uma pesquisa sobre o que os seus clientes esperam e qual o perfil deles, daí o provável motivo da empresa não gerar leads.

ERRO 4: Fazer uma venda e não se relacionar com o cliente

A melhor venda é aquela que deixa o cliente satisfeito e encantado a ponto de se tornar um promotor da marca, indicando para amigos e atraindo mais consumidores.

Muitas empresas são se relacionam com o cliente e o fazem se sentir “só uma venda”. Então, crie uma rotina de relacionamento para estar próximo do seu cliente, mostre que ele importa. Pode ser com um cupom de desconto para a próxima compra ou um e-mail de conteúdo, por exemplo.

ERRO 5: Não investir em Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem se mostrado no Marketing Digital uma forma muito eficiente de atrair consumidores. Essa técnica consiste em atrair o interesse das pessoas com conteúdos interessantes, você pode saber um pouco mais sobre neste outro artigo da Descomplique.

Produza conteúdo relevante, seja útil para o cliente, disponibilize informações importantes e assim, o cliente virá até você. As principais vantagens dessa estratégia são o baixo custo de investimento e alto poder de mensuração.

ERRO 6: Não se preocupar com SEO

Não se preocupar com o SEO, ou seja, otimização de sites da sua página é um dos erros de marketing digital que pode atrapalhar sua estratégia. Isso ocorre porque não adianta ter só um site com layout atraente e personalizado se ele não consegue ser reconhecido pelos buscadores (Google, Yahoo) e, por consequência, não ser encontrado por seus potenciais clientes.

Foque em palavras-chave long tail (cauda longa), pensando no geral para o específico. Pense em como o seu cliente pesquisaria nos buscadores, o que ele escreveria? Construa links com outros textos do seu site. Se estou escrevendo este artigo sobre Marketing Digital, e já expliquei em um outro artigo como funciona o SEO, nada melhor do que indicar aqui um outro artigo também no Blog da Descomplique onde já falamos sobre o assunto. Dessa forma, se aumenta o tráfego dentro da própria plataforma.

ERRO 7: Campanha de e-mail marketing equivocada e inconveniente

O e-mail marketing é uma técnica de marketing digital muito utilizada para estreitar a relação entre a empresa e os seus potenciais clientes. Porém, é preciso ficar atento, se você enche a caixa de e-mail dos seus clientes, é hora de diminuir o fluxo. O único resultado disso, é que o cliente vai acabar cancelando a assinatura de e-mail e interrompendo um canal de comunicação eficiente entre você e ele. Ninguém quer ter a caixa de mensagem lotada de lixo eletrônico, não é mesmo?

Para aplicar a técnica do e-mail marketing com eficiência e evitar erros comuns, invista em e-mails personalizados com linhas de assunto chamativas; ofereça um conteúdo relevante e que gere engajamento; insira “call to action”, ou seja, chamadas para a ação, convidando o cliente a visitar seu site ou suas redes sociais.

ERRO 8: Não mensurar o tráfego orgânico

Medir resultados e analisar as métricas de marketing digital é uma das práticas mais importantes em qualquer negócio. Algumas empresas possuem um planejamento, porém não sabem quais são os resultados gerados por ele. É preciso primeiro saber quais são as suas fontes de tráfego (mídias sociais, links, e-mail) e quais delas estão atraindo visitantes que convertem.

O empreendedor que não avalia qual conteúdo e campanha está influenciando o seu comprador comete um grande erro de Marketing Digital. Uma dica é usar o Google Analytics para analisar o alcance do seu conteúdo.

ERRO 9: Não produzir conteúdo relevante

A Internet está cheia de conteúdos de todos os tipos. Se a sua empresa produz conteúdo superficial e comum vocês serão só mais uma empresa no mercado. Seja especialista na sua área, assim quando o cliente pensar no produto que você produz ele vai saber que você entende do assunto.

Ofereça ao seu cliente através de e-mail marketing, ou de artigos no seu site conteúdos relacionados ao seu produto.

ERRO 10: Não tentar aprender com os outros

Por fim, vem um GRANDE erro, que é frequentemente cometido pelas empresas: não ver o que seus concorrentes, ou outras empresas de ramos próximos ao seu, fazem de bom e aprender com isso. Não cometa esse erro. No nosso mundo globalizado, é fundamental acompanhar o que o seu mercado está fazendo e tudo está disponível na Internet.
Pesquise o mercado, busque a ajuda de especialistas da área e estejam sempre de olho nas novidades!

Quer utilizar técnicas mais assertivas no Marketing Digital da sua empresa?

Utilizando as estratégias corretas você pode ter o Marketing Digital como grande aliado da sua empresa e assim fazer seu negócio crescer significativamente. Para fazer uso mais eficiente do Marketing Digital, conte com a Descomplique. Somos uma agência de Marketing Digital que possui profissionais criativos e capacitados prontos para te ajudar a não errar mais quando o assunto é Marketing Digital

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